Um projeto de construção é um investimento importante que necessita de planejamento e preparo. Desde as pequenas as grandes obras precisam de suporte e assistência adequados para desenvolver os serviços com segurança e agilidade.

Se a construção ou reforma de um novo projeto está nos seus planos, uma das principais etapas do projeto é a escolha dos equipamentos e máquinas de trabalho.

As diferentes construções passam por muitas etapas até o acabamento das obras. No entanto, em cada uma dessas etapas, o uso de equipamentos para a realizar os serviços é indispensável.

Independente do tamanho e finalidade de uma construção, as máquinas e ferramentas de trabalho proporcionam o apoio e eficiência que os operários precisam para concluir os trabalhos.

O projeto de construção só é completo quando existe harmonia entre qualidade estrutural e beleza arquitetônica. Os equipamentos de trabalho são fundamentais para contribuir com a qualidade da obra e com design arquitetônico.

Desse modo, se você quer garantir as melhores condições para a sua obra, o investimento em máquinas e equipamentos de trabalho precisa ser prioridade em todas as fases do projeto.

Confira a seguir 3 monumentos brasileiros projetados por arquitetos renomados que investiram na inovação estrutural e arquitetônica.

Ópera de Arame

 

Inaugurado em 1992, é um dos símbolos emblemáticos de Curitiba. A estrutura de teto tubular e transparente é palco de diversas manifestações artísticas. Localizado no Parque das Pedreiras, entre lagos, vegetação típica e cascatas que formam uma paisagem que encanta todos que o visitam. 

O monumento chama atenção pela mistura de beleza natural e arquitetônica. O responsável pelo projeto de arquitetura foi o arquiteto e professor universitário Domingos Henrique Bongestab. 

A construção foi feita a partir de vidros, estruturas metálicas e tubos de aço e foi concluída em apenas 75 dias. Foram usadas 360 toneladas de aço e 2400 bancos de tela de arame para dar forma à construção que parece flutuar sobre as águas. O espaço pode abrigar 1.572 espectadores e ocupa um espaço de quatro mil metros quadrados.

Museu do Amanhã

O Museu do Amanhã no Rio de Janeiro foi inaugurado em 2015. É um Museu de consciências voltado para gerar reflexões sobre o passado e as tendências do futuro.

Através de ambientes audiovisuais, instalações integrativas e jogos, os visitantes são levados a imaginar os futuros possíveis para os próximos 50 anos. Porém, a incrível arquitetura do edifício é um show à parte. Sua forma longilínea, inspirada nas bromélias do Jardim Botânico, é um ícone arquitetônico.

O Museu do Amanhã se destaca pela sua arquitetura belíssima e sustentável. O projeto arquitetônico é de autoria de Santiago Calatrava em parceria com o escritório local Ruy Rezende Arquitetura.

O interior do Museu do Amanhã possui uma geometria assimétrica, cheia de belas curvas que encantam os olhos dos visitantes. O prédio tem 15 mil metros quadrados de área construída, 20 metros de altura e 330 metros de comprimento.

Foram usados 55 mil toneladas de concreto estrutural,4.300 toneladas de estruturas metálicas para a cobertura, 76 mil litros de tinta e 1.200 funcionários trabalharam nas obras.

Museu Oscar Niemeyer

Inaugurado em 2002 em Curitiba, a história do museu começou em 1967. O memorável arquiteto Oscar Niemeyer projetou o prédio que é hoje o principal do museu. A inspiração é na arquitetura moderna da década de 1960 marcada pelos muitos edifícios projetados por ele.

Considerado o maior museu da América Latina, possui mais de 35 mil metros quadrados de área construída e um espaço para exposições de mais de 17 mil metros quadrados.

O edifício também se destaca por possuir o segundo maior vão livre do país, com 65 metros. Com um design semelhante a um formato de olho, o monumento passou a ser conhecido como “Museu Olho”.

O anexo, chamado de Olho, se conecta ao prédio principal por meio de um túnel. Com 30 metros de altura e quatro andares, conta com um salão principal para exposições, o Espaço Araucária e um pequeno auditório.

A construção de cada um desses projetos só foi possível devido à especialização profissional. E o preparo da equipe de trabalho alinhados com o uso adequado de equipamentos e máquinas adequados para cada tipo de serviço.

Dessa maneira, independente do tamanho e finalidade de um empreendimento, os equipamentos de trabalho são partes importantes durante todo o processo de construção.

A qualidade da sua obra depende do uso dos equipamentos certos. Na Maqcenter você encontra as melhores máquinas para a sua construção com uma assistência personalizada.

Quer acompanhar mais conteúdos como esse? E receber as melhores dicas para economizar e otimizar a sua obra? Continue acompanhando os nossos posts.