Comprar e vender imóveis tem muitas variáveis e diversos fatores que podem influenciar no preço, como: localização, estado do imóvel, habitabilidade, acabamentos, dentre outros. Porém, como avaliar tudo isso para levar em consideração e ter o melhor preço de mercado?

 

A Engenharia Diagnóstica é uma área que estuda esses fatores. Através da inspeção técnica e avaliação de diversos fatores por meio de métodos comparativos de regiões, é possível entender e chegar a um preço do imóvel de acordo com as condições dele e do mercado.

 

Essa avaliação pode determinar assertivamente um bom negócio de compra e venda, você sabia? O seu imóvel pode ser valorizado quando há uma inspeção mais detalhada e técnica do que quando há uma avaliação mais simples.

 

Conheça mais um pouco sobre a área, como a avaliação é feita, quais materiais são usados e como você pode valorizar o seu imóvel através dela.

 

O QUE É ENGENHARIA DIAGNÓSTICA

 

A área é responsável por investigar todos os fatores que influenciam o preço de mercado que envolve compra e venda de imóveis. Essa ação chama-se avaliação imobiliária e pode ser feita de acordo com diversos métodos e diversas comparações para chegar ao resultado.

 

A Engenharia Diagnóstica tem diversos desdobramentos, e não funciona apenas para operações de mercado como compra e venda. Ela também prevê inspeções técnicas que podem avaliar a segurança do imóvel através do seu estado de conservação e os riscos que apresentam no caso de patologias (fissuras, trincas) que podem comprometer a estrutura.

 

IMPORTÂNCIA DA ENGENHARIA DIAGNÓSTICA

 

A Engenharia Diagnóstica está diretamente ligada com a garantia da segurança da construção. Os imóveis precisam passar por manutenções recorrentes para garantir a qualidade e a segurança da habitação.

 

A Engenharia Diagnóstica possui cinco métodos diferentes, que são usados para finalidades distintas, são eles:

 

– Vistoria: busca por problemas ou irregularidades na obra;

 

– Inspeção: busca entender os riscos na obra que comprometem a segurança;

 

– Auditoria: tem objetivo de conferir o cumprimento de normativas;

 

– Perícia: a perícia busca entender a origem do problema e fazer um diagnóstico completo.

 

A Engenharia de Avaliações pode usar diferentes materiais para realizar as vistorias, perícias, auditorias ou inspeções, como:

 

– Detector de materiais;

 

– Nível a laser, entre outros.

 

Você sabia que na Maqcenter é possível encontrar esses equipamentos para locação? Nós te ajudamos com a sua obra. Oferecemos praticidade, segurança e economia. Entre em contato e consulte o nosso catálogo.