A importância da cura do concreto.

A concretagem é uma etapa fundamental da obra e ocorre pelo menos duas vezes nas construções menores, como casas e projetos comerciais que tem apenas um pavimento. Ela é feita na fundação, quando é estabelecido os pilares e vigas que irão sustentar a estrutura e na construção da laje. 

 

O concreto é uma mistura de água, cimento e pedra brita e é um dos materiais mais usados na construção civil. As proporções dos materiais que compõem a mistura são bem definidas e quando misturado, ele precisa ser levado rapidamente ao local onde será lançado, pois tem uma validade média de duas horas, até tomar a forma sólida.

 

 Para garantir a sua durabilidade, segurança e qualidade, é realizado um processo de cura, que tem diversos benefícios para tornar as superfícies concretadas seguras. Entenda nesse artigo a importância desse processo e porque é necessário fazê-lo após a sua concretagem.

 

COMO É FEITA A CONCRETAGEM

O processo de concretagem é o ato de lançar o concreto no local que ele terá a finalidade de fazer parte de uma estrutura. Para isso, existem algumas etapas:

 A primeira etapa é o transporte. É onde o concreto será preparado nas suas medidas corretas, de acordo com os cálculos feitos pelo engenheiro que projetou a estrutura que irá recebê-lo. O preparo é feito dentro do balão giratório que conserva a mistura até a chegada no canteiro. Ele tem um prazo médio de duas horas até ficar sólido, por isso ele deve chegar o quanto antes no canteiro. 

 

Na segunda etapa, é feito o lançamento. Ele é despejado sob a estrutura no canteiro de obras e é feito através de uma espécie de mangueira (lança) que leva a mistura até o local que irá ser acomodada.

 

 A terceira etapa, é de adensamento. Nela, o concreto é acomodado de forma a preencher os locais que não foram lançados. Essa etapa elimina os buracos e instala o material por completo na superfície.

 

 O nivelamento é a quarta etapa. É feita a padronização do nível em que o concreto irá ficar ou definida as diferentes alturas que ele pode ter a partir do projeto da construção.

 

 A quinta etapa é o acabamento superficial, onde após o nivelamento são feitos os últimos ajustes para que ele fique totalmente disposto sob a superfície.

 

 E a sexta e última etapa da concretagem é a cura. Nessa etapa, após seco, o concreto deve ser curado por um período de sete a quatorze dias para que seja hidratado e evite o aparecimento de trincas e fissuras.

A IMPORTÂNCIA DA CURA

 

A cura está relacionada com a qualidade do concreto. Ela é uma ação muito importante que impede que a água da mistura do concreto evapore rapidamente.

 

Para garantir a qualidade e segurança, o concreto precisa estar uniforme e sem trincas e fissuras. O aparecimento dessas patologias acontece quando a mistura tem algum problema ou a cura não é realizada. Essas manifestações patológicas colocam em risco toda a estrutura.

 

Há dois principais processos de cura, que são:

 

 Cura úmida: a aplicação de água em toda a superfície do concreto por um período mínimo de sete dias.

 

Cura química: é feita através de um composto químico que também tem como objetivo impedir a evaporação da água na superfície do concreto.

É interessante saber mais sobre essa ação tão importante na construção civil, não é mesmo? Quer saber mais sobre como fazer um concreto de qualidade? Clique aqui. A Maqcenter te ajuda na sua concretagem, temos máquinas e equipamentos ideais para a realização dessa etapa fundamental da obra. Entre em contato!