O concreto é um insumo básico para a execução de qualquer obra. A maioria das estruturas fundamentais de uma obra são necessários muitos metros cúbicos de concreto juntamente com outros tipos de materiais para que uma construção seja segura.

 

Por causa disso, o material é produzido em grande quantidade e gera muitos resíduos. Anualmente, 84 milhões de metros cúbicos são produzidos anualmente no Brasil como material residual.

 

Por isso, pensou-se em uma solução para atenuar o impacto ambiental e mudar esses números: o concreto reciclado. Essa é uma alternativa viável que economiza recursos e têm sido adotadas por diversas empresas para melhor aproveitamento de materiais. Conheça tudo sobre a nova técnica.

 

O QUE É CONCRETO RECICLADO

 

O resíduo do concreto normalmente tem o destino de um lixo comum, gerando gigantescos entulhos. Uma alternativa que poderia ser adotada para o reaproveitamento desse material seria o seu uso em artefatos de finalidades, processo de pavimentação, construção de blocos com objetivo de vedação ou aterros. Porém, grande parte desse resíduo é descartado como lixo sem nenhum tipo de tratamento ou reaproveitamento.

 

É considerado propício para reciclagem, as sobras que não são usadas normalmente no decorrer da obra e que podem ser aproveitadas de outra forma em outros projetos.

 

 

COMO FUNCIONA O PROCESSO

 

 

Para reciclar o material é necessário um processo que envolve algumas etapas e um trabalho pesado, já que se trata de algo resistente e de difícil manuseio. Ao iniciar o projeto, o material é desfragmentado em pequenos pedaços, feito através de técnicas de demolição com máquinas específicas.

 

O tamanho ideal para a reciclagem é que os pedaços não ultrapassem 130 cm, onde a segunda fase da redução do material ocorre, só que em ambiente controlado e especializado, que irá triturar o concreto. Essa trituração é necessária ser feita até que o concreto atinja o nível de tornar-se um pó.

 

Para que seja efetiva a reciclagem, o material precisa ser misturado a um concreto recém fabricado, possibilitando que seja usado em uma obra.

 

 

VANTAGENS

 

A primeira grande vantagem do uso do concreto reciclado é a economia de recursos. Com o reuso do concreto, menos lixo é produzido e o material é reaproveitado para a construção de novas estruturas.

 

Essa ação também contribui para um selo de qualidade da construtora ou empresa responsável pela obra, pois ajuda a preservar o meio ambiente.

 

O concreto reciclado também pode ser utilizado para criação de reforços de estruturas, além da construção.

 

 

Gostou de saber mais sobre essa nova técnica que está sendo utilizada? Na Maqcenter você encontra materiais para a sua concretagem.