A construção civil tem se desenvolvido exponencialmente nos últimos anos e com o crescimento da área, as inovações têm acontecido também. Desde os processos até as máquinas, o desenvolvimento da área é muito importante para que as obras sejam mais efetivas e que os processos mais automatizados possam minimizar falhas e ter uma maior velocidade.

 

Estudamos essas inovações e trouxemos todas elas para você neste artigo. Conheça as novas tendências que estão inovando o mercado da construção civil e desenvolvendo a área e os profissionais que nela atuam.

 

STEEL FRAME

 

O sistema de steel frame, são estruturas de aço galvanizado que substituem as tradicionais estruturas de uma casa como vigas de concreto e tijolos. Após a função, os perfis de aço são instalados para modelar a estrutura de toda a construção. Quando finalizado, as paredes são construídas em materiais com a mesma tendência, como o drywall, por exemplo. A grande vantagem do steel frame é o tempo de construção e a eficiência do projeto. No steel frame uma estrutura pode ser feita em menor tempo, a obra é mais limpa e a durabilidade da estrutura de aço é de aproximadamente 300 anos.

 

 

BIOCONCRETO

 

Muito se fala de patologias construtivas ocasionando em rachaduras e danos em algumas vezes irreparáveis nos imóveis. O bioconcreto surgiu com o objetivo de sanar esse problema e uma solução inovadora no mercado. A união entre o concreto e a bactéria bacilus pseudofirmus garante que ele se auto restitua em casos de rachaduras e danos.

 

CONSTRUÇÃO INDUSTRIALIZADA

 

A construção industrializada envolve uma série de técnicas que industrializam os métodos construtivos, como as impressoras 3D. O desenvolvimento de peças pré moldadas em impressoras 3D podem dar agilidade e segurança à obra pela possibilidade do desenvolvimento de estruturas feitas sob medida e calculadas em um todo em relação à estrutura e resistência. A tecnologia está tão avançada ser possível construir uma casa de pequeno porte usando peças construídas em impressoras 3D. Esse pode ser um dos caminhos que o futuro da construção civil automatizada poderá tomar.

 

 

SUSTENTABILIDADE E REAPROVEITAMENTO DE MATERIAIS

 

A tecnologia OPV (organic photovoltaic) é um filme fino, resistente e reciclável. São células fotovoltaicas orgânicas que compõem os painéis solares. A grande vantagem da tecnologia é a economia de recursos e o melhor aproveitamento deles, além da eficiência energética. A OPV evita a emissão de 120 kg de dióxido de carbono a cada metro quadrado no período de um ano.

 

Além da tecnologia do OPV, algumas podem ser destacadas como positivas para o meio ambiente e para uma construção sustentável que reaproveita recursos, como: cisternas para armazenamento de água da chuva, tijolos ecológicos, iluminação com claraboias e jardins verticais para o controle de temperatura.

 

 

Esses são alguns recursos que transformam a construção civil, além de muitos outros. Todos os dias novas tecnologias surgem para melhorar o processo construtivo e os impactos ao meio ambiente.

 

Se você vai construir ou reformar, conte com essas dicas para valorizar a sua obra. Conte também com a Maqcenter no fornecimento de máquinas e equipamentos para a construção. Somos uma empresa de confiança no mercado e que trabalha com uma grande gama de maquinários. Ligue agora mesmo e faça um orçamento.