A construção de qualquer tipo de edificação requer uma estrutura sólida e que irão suportar diferentes materiais, pesos, temperaturas, variações climáticas dentre outros fenômenos. Em erros de execução de construção, o passar do tempo e esses fatores podem comprometer a estrutura da edificação oferecendo risco à segurança e a vida de quem habita ou circula pelos imóveis.

 

Existem muitas técnicas construtivas que podem prevenir essas patologias, que aparecem em um primeiro momento e quando se agravam podem evoluir a um desabamento ou algo semelhante.

 

Conheça a técnica de fundação radier e entenda como e porque executar em sua obra, garantindo uma maior segurança e prevenção de problemas futuros.

 

O QUE É RADIER

 

É um tipo de fundação rasa que é semelhante a uma placa ou laje. Essa fundação abrange toda a área da construção.

 

Em contato direto com o terreno, os radiers são lajes feitas de concreto armado como um espécie de grandes blocos, e ficam em contato direto com o terreno. Esse material recebe cargas de origem dos pilares e paredes e equilibram a carga da construção, transferindo o peso para o solo.

 

Para obras de casas térreas ou de poucos pavimentos, é uma escolha do engenheiro projetista, por ser um tipo de fundação ideal para esse tipo de edificação.

 

 

POR QUE EXECUTAR EM SUA OBRA

 

O radier apresenta algumas vantagens para ser executado em comparação às sapatas ou outro tipo de fundação. A primeira delas é o baixo custo, que está relacionado a um processo simples de construção e que agrega uma quantidade menor de material e de mão de obra, que é uma segunda vantagem. Na mão de obra, como a técnica não demanda grandes escavações e montagens complexas, a equipe pode ser reduzida proporcionando economia. Ainda, a técnica de fundação radier é vantajosa por reduzir o tempo de execução da obra. Não há grande movimentação de terra e os processos de compactação são mais simples, reduzindo o tempo necessário para executar a fundação.

 

 

COMO É FEITA A EXECUÇÃO

 

Em um primeiro momento, é feita a limpeza do terreno e a escavação para a implantação. Após esse processo, é feito o nivelamento do terreno para a compactação.

 

Continuando o processo, é colocado uma lona de impermeabilização e um lastro de brita com espessura de cinco a dez centímetros, com o objetivo de proteger a armadura de concreto de materiais orgânicos. Após, são feitas as formas para a concretagem, de acordo com o dimensionamento do projeto estrutural. As instalações elétricas e hidráulicas devem ser posicionadas no momento anterior à concretagem, para evitar manifestações patológicas.

 

 

Gostou de saber um pouco mais sobre as fundações? A Maqcenter tem o material correto para essa etapa da sua obra. Clique aqui e conheça o nosso catálogo.