Uma construção segura e que durará por muito tempo sem correções radicais, apenas com manutenção preventiva, o que é normal, precisa seguir normas e regras bem rígidas.

 

Todas essas regras têm um objetivo principal de garantir a segurança como um todo, isso significa que, quem está executando a obra precisa estar seguro durante o trabalho, o que inclui o uso de equipamentos de proteção individual, e normas de segurança e a obra precisa ser entregue de maneira segura, para quem irá habitar a construção não corra riscos de uma estrutura comprometida por falhas na construção.

 

Por isso, um dos métodos de segurança e otimização de construções é a compactação do solo.

 

Neste artigo, saiba tudo sobre esse procedimento em canteiro, qual o objetivo, porque e como fazer.

 

O QUE É A COMPACTAÇÃO DE SOLO?

 

A compactação é realizada com o objetivo de estabilizar o solo, para garantir resistência. O processo aumenta a densidade do terreno e garante que as futuras construções edificadas ali serão seguras e firmadas em um solo que não irá ceder com o passar dos anos e com a incidência de chuva e fenômenos de erosão.

 

É feita através de máquinas que por impacto, vibração ou compressão são capazes de compactar o terreno e torná-lo mais firme, como foi explicado anteriormente.

 

 

POR QUE É FEITA A COMPACTAÇÃO DE SOLO?

 

Principalmente pelo fenômeno da erosão, o solo com o passar do tempo, das chuvas e da pressão feita sobre ele tende a ceder e puxar tudo aquilo que está sobre ele. É por isso que presenciamos desbarrancamentos e desabamentos de casas e construções em encostas, pela não adequação às normas corretas de tratamento do solo.

 

O processo é feito primordialmente pelo aspecto de segurança e pela instabilidade que o solo pode ter com os fenômenos da natureza no passar do tempo.

 

Essa é uma das etapas da fundação de edificações e primordial para que evite problemas estruturais.

 

 

QUAIS SÃO AS ETAPAS DE COMPACTAÇÃO DO SOLO?

 

O primeiro processo é o estudo em laboratório, com a análise do material que está presente e o planejamento da técnica mais adequada para o procedimento. São levados em consideração umidade, composição e outros fatores na análise de laboratório do solo.

 

Com os resultados é possível definir a melhor técnica de compactação e partir para a etapa de preparação do terreno.

 

Nesta etapa, é espalhado mais terra sobre o solo, juntamente com água e os equipamentos de compressão começam a compactação, passando sobre o terreno e exercendo pressão para que o solo fique totalmente compactado.

 

Após esse processo, é feita uma amostra do trabalho para a comparação com os resultados apresentados em laboratório. Os resultados devem ser similares para que a segurança do procedimento seja garantida. Em todas as etapas os resultados são estudados e acompanhados de perto, garantindo a qualidade da compactação.

 

 

QUAIS OS EQUIPAMENTOS USADOS NA COMPACTAÇÃO?

 

São usados diferentes tipos de máquinas para fazer a compactação do solo. Conheça algumas delas.

 

– Compactador de solo: é a máquina que prepara o solo com a compactação. É mais comumente usado em terrenos com desnível, e que possuem materiais como areia, cascalho e terra. Funciona de forma direta no solo fazendo a sua compressão e tem uma base plana.

 

– Placa vibratória: esse tipo de compactador tem uma característica bem particular, é usado somente em asfalto. A grande diferença da placa vibratória para o compactador de solo é que ela pode ser usada em áreas menores e exerce mais pressão na superfície em que está em operação, por isso o seu uso exclusivo para o asfalto, um material que necessita de mais pressão na hora da compactação.

 

– Rolo compactador: são usados principalmente na pavimentação, cascalhamento e asfaltamento. Os equipamentos de compactação variam de acordo com o tipo de solo e as diferentes pressões que devem ser exercidas sobre ele.

 

As questões de compactação de solo são informações muito úteis para quem está construindo ou vai começar uma obra. É uma etapa fundamental na fundação de qualquer construção e deve ser feita com atenção e cuidado, testes laboratoriais e os processos e etapas devem ser seguidos rigorosamente.

 

Uma premissa importante na construção civil é a segurança. É necessário seguir todos os procedimentos, normas e usar os materiais corretos para que toda a construção vá bem, inclusive nas próximas etapas como fundação, laje e concretagem. Neste artigo aqui você conhece um pouco mais sobre o que é necessário para preparar um concreto de qualidade.

 

A MaqCenter está com você em todas as etapas da sua obra. Aqui você pode fazer a locação de materiais e equipamentos para dar continuidade ao seu projeto. Temos produtos de qualidade disponíveis. A locação é uma ótima alternativa para aliviar os custos totais da obra. Entre em contato e conheça o nosso catálogo.