Os túneis são obras incríveis que impressionam até mesmo os engenheiros pela sua complexidade e o porte do maquinário necessário para a sua execução. Eles são construídos principalmente com a finalidade de agilizar e otimizar os transportes. Podem ser feitos com a finalidade de estender ruas ou rodovias, mas são destinados principalmente a obras de estações subterrâneas de metrô.

 

Essas obras são a representação da evolução da engenharia, pois necessitam do desenvolvimento tecnológico na construção de máquinas e equipamentos de escoramento para que o trabalho tenha sucesso com a segurança necessária.

 

Entenda neste artigo, um pouco mais sobre como essa obra é realizada, quais são os equipamentos e grandes máquinas que possibilitam que seja concretizada e a importância delas para a sociedade.

 

 

COMO É FEITO O ESCAVAMENTO

 

Para realizar o escavamento de um túnel para a construção de uma estação de metrô, é possível por meio de máquinas, explosão de dinamite ou até mesmo um trabalho manual executado por pessoas, o que irá determinar essa escolha é a complexidade da rocha e a distância a ser escavada.

 

Para a construção da área, é primordial que a área seja estudada e o solo (análise geológica completa) seja avaliado minuciosamente para ter certeza se é possível a construção do túnel. Essa avaliação também leva em conta o tipo de escavação a ser feita.

 

Com essa parte correta, é montado uma base para o início das escavações e para receber o material retirado do túnel. Com o estudo e avalição prévios, é definido o método de detonação e começa-se o trabalho de execução.

 

Quando o método por dinamite é escolhido, o explosivo é alocado no interior da superfície e a partir do cálculo de material necessário para explodir a área, é realizado o trabalho e a passagem é criada.

 

Também podem ser usados gigantes escavadeiras para a construção dos túneis. Conhecida como “tatuzão”, a escavadeira é um modelo que já esteve presente em obras europeias e participou de grandes obras no Brasil, como a expansão do metrô do Rio de Janeiro e de São Paulo. Ela funciona abrindo o espaço e “cortando” as rochas e terra e deve ser montada no local, pelo seu tamanho e complexidade.

 

A técnica de escavação feita manualmente também é possível, com ferramentas e o trabalho dos operadores envolvidos na obra.

 

 

A IMPORTÂNCIA DOS TÚNEIS NAS CIDADES

 

Essas grandes obras são onerosas, necessitam de tempo e estrutura. Porém, são muito importantes na sociedade, principalmente no que está relacionado aos transportes. Os túneis possibilitam a construção de metrôs, vias e rodovias, sendo fundamentais para a locomoção de pessoas de maneira mais rápida e eficiente.

 

Gostou de saber um pouco mais sobre essa mega construção? A Maqcenter é uma empresa especializada em aluguéis de materiais para a construção civil. Temos uma grande variedade de materiais no nosso catálogo.