Uma das obras mais incríveis e interessantes que já foram feitas no Brasil, sem dúvidas, é a Ponte Rio-Niterói. Com pouco mais de 13km de extensão, ela liga duas cidades muito importantes no Rio de Janeiro: a cidade do Rio e a de Niterói. Além desta principal ligação, é um dos acessos mais usados para viagem a outras regiões do Estado.

 

A história da construção dessa ponte é incrível. Com o tempo de duração de 6 anos, ela superou muitos fatores que eram considerados limitantes para a engenharia do Brasil na época, se tornando um destaque no mundo pela grandiosidade e complexidade do seu projeto e execução.

 

Conheça um pouco mais sobre a história e detalhes dessa construção incrível que é de extrema importância para a construção civil brasileira.

 

PROJETO

 

A necessidade de uma ponte que ligasse os dois municípios era bem antiga, muito antes da sua efetiva construção. E o motivo era simples: a imprescindibilidade de ligar duas cidades importantes, com grande fluxo de pessoas e economizar tempo. Para dar a volta pela Baía, era necessário uma viagem de mais de 100km pelo município de Magé, ou por meio das grandes balsas que levavam os carros até a capital fluminense. As viagens por meio da água eram demoradas e nada efetivas para quem dependia desse trajeto diariamente.

 

Desde o período do Império haviam projetos para a obra, com o primeiro conceito elaborado em 1875, que inspirou o projeto que foi executado. Em dezembro de 1965 o projeto que conhecemos hoje começou a ser idealizado e calculado. A obra começou três anos depois, em 1968, e foi finalizada em 1974.

 

Quando foi inaugurada, a ponte era considerada a 2° maior do mundo. Atualmente, ela ocupa a posição de 11° maior do mundo.

 

EXECUÇÃO DA OBRA

 

A estrutura que foi usada na obra da ponte foi importada da Inglaterra na época. Porém, uma das partes mais complexas e que chama mais atenção na obra foi a necessidade de perfuração do subsolo oceânico, para que a estrutura da ponte pudesse ser suportada.

 

Durante a fundação, foram construídas bases de concreto maciço de 2,5 metros de altura e 6 toneladas de peso. As aduelas, ou peças pré moldadas, que foram as pistas da ponte, tinham 5 metros de comprimento e 110 toneladas e foram encaixadas uma a uma.

 

É uma obra incrível e desafiadora para a época, que hoje facilita o fluxo, transportes e para sempre será um motivo de orgulho para a engenharia brasileira.

 

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