O fator primordial na execução de obras é a segurança. É necessário que se cumpram normas e protocolos desde a elaboração do projeto, passando pela sua execução até a entrega da edificação, oferecendo segurança para quem irá habitar. Todo o planejamento do projeto deve ser pautado em fatores que minimizem os problemas de desgaste natural e evitem que erros possam comprometer a estrutura da construção.
Por isso, a impermeabilização é um assunto que deve ser levado a sério. Ela é uma ação preventiva que deve ser feita antes do problema de infiltração acontecer, que em casos mais graves pode chegar a comprometer a estrutura da construção, oferecendo graves riscos a quem vive nele e no entorno.
O QUE É INFILTRAÇÃO?
A infiltração é um fenômeno que ocorre por dentro das estruturas da construção e só pode ser visto quando se torna efetivamente um problema, por menor que seja. A água, seja ela da chuva ou proveniente de algum cano, fica presa dentro da estrutura, sendo uma parede ou laje sem possibilidade de escoamento.
O acúmulo de água causa diversos fenômenos. Ele vai danificando aos poucos as superfícies que não foram construídas para que sejam imersas e que pouco a pouco irão começar a apresentar problemas patológicos. No início, manchas na parede que ocasionam mofo são os primeiros sinais de infiltração e após, em situações mais graves onde a água fica sem escoamento por mais tempo, problemas na estrutura da construção como rachaduras que indicam um perigo maior envolvendo a área.
Existem dois tipos de infiltração: a de dentro para fora, que é quando acontece um vazamento em alguma parte da rede hidráulica ou em alguma área que não tenha a estrutura de revestimentos para receber água constantemente ou as de fora para dentro, que é causada por fenômenos naturais como chuvas ou umidade do solo.
O QUE CAUSA INFILTRAÇÃO EM FACHADAS?
Há algumas exceções, porém normalmente a infiltração em fachadas ocorre pelo fenômeno natural, com a incidência da chuva por um longo tempo e que vai destruindo aos poucos a parede externa e seu revestimento de proteção.
Mesmo sendo relacionado com um fenômeno natural, há muitas maneiras de impedir que esse problema ocorra. A principal delas é agir de forma preventiva com manutenções no tempo correto, indicadas por um Engenheiro Perito que irá avaliar o estado da fachada.
Tudo começa na construção. É necessário seguir protocolos com o uso de materiais corretos, produtos adequados e máquinas que possibilitem que o trabalhador que irá atuar na construção do prédio execute o trabalho com o objetivo de minimizar essas consequências no futuro.
É necessário respeitar o protocolo correto de revestimento de fachadas, usando todos os materiais necessários e criando uma camada com produtos especiais para impermeabilização, que irão evitar que o problema aconteça em um período mais curto de tempo.
Também se faz necessário, de forma preventiva, que haja a manutenção antes mesmo de ocorrer qualquer tipo de problema, quando está tudo bem e não há nenhum tipo de infiltração. Isso acontece porque os materiais podem durar muito tempo, porém com a manutenção correta, assim como acontece em máquinas que de tempo em tempo precisam estar na oficina para troca de óleo, por exemplo, mesmo que não haja nenhum defeito mecânico. As edificações funcionam dessa mesma forma.
A IMPERMEABILIZAÇÃO É UMA SOLUÇÃO?
Em uma situação em que um prédio está sendo construído do zero, é necessário que a impermeabilização seja feita para que evite o problema da infiltração.
Porém, em situações em que não foi feito desde o início, o problema apareceu, danificou a fachada e está comprometendo a segurança de quem habita na construção ou no entorno dela, é necessário um trabalho de reforma e identificação de onde ocorre a infiltração, ou mais de uma delas. A partir daí, é necessário o reparo da área para aplicação do produto impermeabilizante, orientado por um engenheiro responsável. Só depois do processo de selagem das paredes com problemas é possível fazer pinturas ou revestimentos.
A impermeabilização é uma solução sim. E ela deve ser feita periodicamente, de maneira preventiva, o que traz benefícios, como: economia de recursos, pois quando é feito de maneira anterior a um problema, o gasto com material e mão de obra é menor e aumenta a vida útil da construção e a segurança necessária para que seja habitada. Saiba mais sobre a NBR 9575 que estabelece recomendações para impermeabilização aqui.
Está com problemas de infiltração em seu prédio ou casa? É necessário agir rapidamente. Na Maqcenter você pode cuidar do problema sem se preocupar, alugamos andaimes, escoramentos e equipamentos para trabalhos em altura. Confira mais aqui. Faça um orçamento agora mesmo.