O QUE SÃO PLATAFORMAS ELEVATÓRIAS?
Plataformas elevatórias, como o próprio nome indica, são equipamentos para elevação de pessoas que viabilizam a realização de serviços em altura. São ferramentas essenciais utilizadas por aqueles que realizam serviços de manutenção em fábricas ou em ambientes externos, como fachadas e galpões.
Essa plataforma permite acesso a uma série de atividades e é utilizada por profissionais com formações variadas. Ela é incrivelmente útil para profissionais do setor industrial (incluindo eletricista, pintores e trabalhadores de armazéns logísticos).
Os três tipos mais comuns de plataformas elevatórias são a articulada, a telescópica e a tesoura.
Plataforma elevatória articulada: alcança alturas de até 43 metros.
Plataforma tesoura: utilizada quando há necessidade de pouco alcance e altura, mas que necessite de espaço de trabalho maior no deck. Ela recebe esse nome devido ao mecanismo responsável por levantar a base de trabalho, que se move como se fosse uma tesoura fazendo um recorte.
Esse tipo de plataforma elevatória permite trabalhar com cargas mais pesadas e é um ótimo substituto para os clássicos andaimes.
As plataformas elevatórias tipo tesoura são ideais para:
- Construção e manutenção de edifícios;
- Instalações educacionais e institucionais;
- Armazenagem e centros de distribuição;
- Hotéis, parques de diversão e recreação.
Plataforma tipo telescópica: é dotada de uma lança telescópica que permite um acesso direto e rápido à zona de trabalho. Seu uso é ideal para trabalhos que exigem alcance máximo, na horizontal e na vertical.
Essas plataformas geralmente são utilizadas em locais com um amplo espaço de movimentação e uma altura muito grande do solo no local onde o trabalho será realizado, pois as plataformas elevatórias telescópicas necessitam de um espaço de posicionamento maior conforme a altura. É ideal para utilizações em galpões, armazéns, fábricas, shoppings centers, construção civil, portos e aeroportos.
SEGURANÇA NO USO DE PLATAFORMA ELEVATÓRIA
Apesar de simples, a operação de uma plataforma elevatória (PTA) traz um conjunto de riscos que não podem ser ignorados. Se o operador de plataforma elevatória usá-la de forma indevida, sem seguir as normas de segurança, ele estará correndo o grande risco de sofrer/causar um acidente grave.
Antes de colocar em operação as plataformas elevatórias, o trabalhador deve ter em mente todos os procedimentos relacionados ao funcionamento de máquinas de pequeno, médio e grande porte, como elevadores industriais e plataformas de elevação. Isto inclui desde a leitura adequada dos manuais de instrução de uso do equipamento até a checagem de componentes de segurança, como cintos de proteção e equipamentos de emergência.
O operador de plataforma elevatória precisa ter conhecimento sobre:
- O equipamento que está utilizando;
- O local onde a máquina será utilizada;
- A movimentação de pedestres;
- Rede elétrica no local de trabalho.
É válido conhecer algumas dicas de segurança em plataformas elevatórias, pois todos os anos são registrados nas indústrias e empresas logísticas muitos acidentes envolvendo o uso indevido ou defeito de elevadores e plataformas elevatórias.
O treinamento para operadores de plataforma elevatória é um serviço oferecido por empresas especializadas em equipamentos de elevação e movimentação de cargas. Ao optar pela contratação do treinamento para operadores de plataforma elevatória, a empresa se mostra preocupada com sua produtividade e com a segurança de seus colaboradores, pois está investindo diretamente em capacitação e aprimoramento de processos.
Por isso, é responsabilidade da empresa oferecer cursos e treinamentos para operador de plataforma elevatória e até mesmo de manutenção rápida, caso o operador precise corrigir algum pequeno problema de imediato, e não possa esperar pela equipe de manutenção.
Em resumo, podemos afirmar que não importa o ambiente, seja ele interno ou externo: o mais provável é que em todas as circunstâncias as plataformas aéreas sejam as mais indicadas como forma de garantir conforto, flexibilidade e agilidade em trabalhos nas alturas. Assim, contratar o equipamento certo faz toda a diferença.