Fases da Obra: Para elevadores de carga não existe uma recomendação especifica em norma, porém por questões econômicas na necessidade de colocação do elevador de passageiro solicita-se a colocação do elevador de carga.
Aplicação: Equipamento usado em obras de edificações em geral.
Descrição: Os elevadores a cabo de aço basicamente são constituídos por uma torre de estrutura tubular, formada de componentes modulados (painéis laterais e contraventamentos), possuindo em seu interior uma cabina. Essa cabina é interligada ao guincho por um cabo de aço e seu movimento é determinado pelo enrolamento (subir) e desenrolamento (descer) do cabo de aço no carretel do guincho. Sua instalação, operação, manutenção, seus testes e libertações devem ser executados sob supervisão de profissional capacitado e qualificado.
Quantidade total: 22 unidades.
- Mecan
- Hércules
Informações técnicas:
Características Técnicas da Torre:
Descrição | Dados |
Dimensões externas da torre | Comprimento (L) 1.715 mm Largura ( C ) 2.285 mm |
Pesos | |
Metro de torre – nominal | 55 kg |
Conjunto suporte da roldana louca | 49 kg |
Base da torre | 74 kg |
Painel lateral | 42 kg |
Contraventamento | 13 kg |
Conjunto viga superior | 113 kg |
Placa letreiro | 12 kg |
Especificações técnicas da cabina:
Descrição | Dados |
Dimensões úteis da plataforma | Frente: 2.000 mm Profundidade: 1.500 mm Altura: 2.100 mm |
Capacidade cabina fechada | 10 passageiros/ 800 Kg |
Capacidade cabina semifechada | 1.000 Kg |
Peso da cabina fechada | 670 Kg |
Peso da cabina semifechada | 560 Kg |
Sistema de freio Freio | Manual Limitador de velocidade Caixa de freio cunha
|
Especificações técnicas do guincho:
Elevadores de Materiais – Cabina Semifechada
O Guincho GEM 1.5 Mecan é um equipamento robusto, para transporte de materiais, com motofreio e transmissão por corrente, antiqueda livre (banguela), freio de segurança manual que trava o guincho quando a cabina para nos pavimentos.
Descrição | Dados |
Capacidade nominal de carga | 1.000 kg |
Potência | 9 kw (12.5 CV) |
Tensão/ frequência | 220/380 V 60 Hz |
Corrente nominal | 37/21 A |
Rotação do motor | 1.650 rpm |
Redução | 1:22 |
Capacidade do carretel | 400 m/ cabo Ø 5/8″ |
Medidas do guincho | Largura 1.100 mm Altura 950 mm Comprimento 1.700 mm |
Peso do guincho sem cabo de aço | 420 kg |
Cancela para elevadores:
Descrição | Dados |
Largura máxima (externo das abraçadeiras) | 2.385 |
Largura externa entre montantes | 2.215 |
Altura total | 1.820 |
Abertura útil das portas | 2.070 |
Altura das portas | 1.800 |
Peso total | 56 kg |
Utilização: Equipamentos Utilizados em edificações para o transporte vertical de materiais.
Dicas de Utilização – Uso Correto
- É proibido o transporte de cargas no elevador de passageiros;
- É proibido o transporte de passageiros no elevador de carga;
- Cálculo para compra do cabo de tração ( em metros) = 3 vezes a altura da torre + 10 metros;
- A base onde se instala a torre e o guincho deve ser única, de concreto, nivelada e rígida;
- Cálculo para compra do cabo de freio de segurança = 2 vezes a altura da torre + 4 metros;
- A fixação e estroncamento das torres á estrutura da edificação deve ser a cada laje ou pavimento;
- As torres devem estar estaiadas, através dos montantes posteriores, á edificação por meio de cabos de aço em intervalos de 6 m. (Observar que estes estaimentos devem formar com a edificação um ângulo de 45º);
- As torres devem ser revestidas com tela de arame galvanizado (tipo pinteiro) ou por materiais similares com resistência e durabilidade equivalentes.
Sistema de Segurança – Freios
- Freio tipo cinta, chamado de freio de estacionamento, utilizado apenas no elevador de carga e é acionado pelo operador;
- Freio Motofreio conhecido também com anti-banguela, é acionado automaticamente na falta de energia elétrica ou através da botoeira “Pare” pelo operador. Utilizado no elevador de carga e nos novos modelos de elevador passageiro;
- Freio Eletromagnético, conhecido também como anti-banguela é acionado automaticamente na falta de energia elétrica ou através da botoeira “Pare” pelo operador. Utilizado no elevador de passageiro.
- Freio Automático de Segurança (FAZ) do eixo, no enrolar e desenrolar do cabo de tração quando o eixo adquire velocidade superior á nominal, o sistema é acionado travando o giro do eixo. Utilizado no elevador de passageiro;
- Freio tipo cunha, acionado automaticamente, quando a cabina entra em queda livre. Também pode ser acionado pelo operador. Utilizado em ambos elevadores;
- Todos os eixos dos guinchos de passageiros são submetidos á testes de ultra-som e partícula magnética a cada 5 anos, para que sejam identificadas falhas ou trincas de operação. Tanto nos eixos quanto nos chassis dos guinchos existe uma identificação da data de referência, e os resultados dos testes devem fazer parte da documentação do equipamento;
- Todo elevador, antes de ser liberado para a operação deve ser submetido ao teste de queda livre para que seja confirmada a eficiência tanto do freio cunha( carga e passageiro) quanto do freio automático de segurança (passageiro);
- Solicitar a substituição do cabo quando este apresentar rompimento de fios, sendo mais de três fios por perna ou mais de 6 fios por passo;
- Deve possuir sistema de segurança eletromecânica no limite superior 2 metros abaixo da viga superior da tore;
- Seguir corretamente o plano de manutenção;
- Os cabos de tração (devem estar sempre engraxados) e dos freios de segurança (devem estar sempre isentos de graxa) são diâmetro de 5/8’’ com alma de Fibra, construção 6×25;
- Não exceder a capacidade de carga do elevador;
- Acompanhar diariamente o check list de manutenção e lubrificação do equipamento.
Erros Frequentes
- Não realização da inspeção diária pelo operador do guincho;
- Burlar o sistema de segurança para que o elevador funcione com a cancela aberta;
- Transportar pessoas junto com cargas;
- Transportar pessoas em elevador de carga;
- Anular o dispositivo de fim de curso superior para que o elevador alcance uma altura maior na torre colocando em risco a vida dos operários.
Equipamentos de proteção: