Elevador de Obra – Carga


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DESCRIÇÃO

Fases da Obra: Para elevadores de carga não existe uma recomendação especifica em norma, porém por questões econômicas na necessidade de colocação do elevador de passageiro solicita-se a colocação do elevador de carga.

Aplicação: Equipamento usado em obras de edificações em geral.

Descrição: Os elevadores a cabo de aço basicamente são constituídos por uma torre de estrutura tubular, formada de componentes modulados (painéis laterais e contraventamentos), possuindo em seu interior uma cabina. Essa cabina é interligada ao guincho por um cabo de aço e seu movimento é determinado pelo enrolamento (subir) e desenrolamento (descer) do cabo de aço no carretel do guincho. Sua instalação, operação, manutenção, seus testes e libertações devem ser executados sob supervisão de profissional capacitado e qualificado.

Quantidade total: 22 unidades.

  • Mecan
  • Hércules

 

 

 

Informações técnicas:

Características Técnicas da Torre:

Descrição Dados
Dimensões externas da torre Comprimento (L) 1.715 mm         Largura ( C ) 2.285 mm
Pesos
Metro de torre – nominal 55 kg
Conjunto suporte da roldana louca 49 kg
Base da torre 74 kg
Painel lateral 42 kg
Contraventamento 13 kg
Conjunto viga superior 113 kg
Placa letreiro 12 kg

 

Especificações técnicas da cabina:

Descrição Dados
Dimensões úteis da plataforma Frente: 2.000 mm        Profundidade: 1.500 mm        Altura: 2.100 mm
Capacidade cabina fechada 10 passageiros/ 800 Kg
Capacidade cabina semifechada 1.000 Kg
Peso da cabina fechada 670 Kg
Peso da cabina semifechada 560 Kg
Sistema de freio Freio Manual Limitador de velocidade Caixa de freio cunha

 

 

Especificações técnicas do guincho:

Elevadores de Materiais – Cabina Semifechada

O Guincho GEM 1.5 Mecan é um equipamento robusto, para transporte de materiais, com motofreio e transmissão por corrente, antiqueda livre (banguela), freio de segurança manual que trava o guincho quando a cabina para nos pavimentos.

Descrição Dados
Capacidade nominal de carga 1.000 kg
Potência 9 kw (12.5 CV)
Tensão/ frequência 220/380 V 60 Hz
Corrente nominal 37/21 A
Rotação do motor 1.650 rpm
Redução 1:22
Capacidade do carretel 400 m/ cabo Ø 5/8″
Medidas do guincho Largura 1.100 mm                   Altura 950 mm             Comprimento 1.700 mm
Peso do guincho sem cabo de aço 420 kg

 

Cancela para elevadores:

Descrição Dados
Largura máxima (externo das abraçadeiras) 2.385
Largura externa entre montantes 2.215
Altura total 1.820
Abertura útil das portas 2.070
Altura das portas 1.800
Peso total 56 kg

 

Utilização: Equipamentos Utilizados em edificações para o transporte vertical de  materiais.

Dicas de Utilização – Uso Correto

  • É proibido o transporte de cargas no elevador de passageiros;
  • É proibido o transporte de passageiros no elevador de carga;
  • Cálculo para compra do cabo de tração ( em metros) = 3 vezes a altura da torre + 10 metros;
  • A base onde se instala a torre e o guincho deve ser única, de concreto, nivelada e rígida;
  • Cálculo para compra do cabo de freio de segurança = 2 vezes a altura da torre + 4 metros;
  • A fixação e estroncamento das torres á estrutura da edificação deve ser a cada laje ou pavimento;
  • As torres devem estar estaiadas, através dos montantes posteriores, á edificação por meio de cabos de aço em intervalos de 6 m. (Observar que estes estaimentos devem formar com a edificação um ângulo de 45º);
  • As torres devem ser revestidas com tela de arame galvanizado (tipo pinteiro) ou por materiais similares com resistência e durabilidade equivalentes.

Sistema de Segurança – Freios

  • Freio tipo cinta, chamado de freio de estacionamento, utilizado apenas no elevador de carga e é acionado pelo operador;
  • Freio Motofreio conhecido também com anti-banguela, é acionado automaticamente na falta de energia elétrica ou através da botoeira “Pare” pelo operador. Utilizado no elevador de carga e nos novos modelos de elevador passageiro;
  • Freio Eletromagnético, conhecido também como anti-banguela é acionado automaticamente na falta de energia elétrica ou através da botoeira “Pare” pelo operador. Utilizado no elevador de passageiro.
  • Freio Automático de Segurança (FAZ) do eixo, no enrolar e desenrolar do cabo de tração quando o eixo adquire velocidade superior á nominal, o sistema é acionado travando o giro do eixo. Utilizado no elevador de passageiro;
  • Freio tipo cunha, acionado automaticamente, quando a cabina entra em queda livre. Também pode ser acionado pelo operador. Utilizado em ambos elevadores;
  • Todos os eixos dos guinchos de passageiros são submetidos á testes de ultra-som e partícula magnética a cada 5 anos, para que sejam identificadas falhas ou trincas de operação. Tanto nos eixos quanto nos chassis dos guinchos existe uma identificação da data de referência, e os resultados dos testes devem fazer parte da documentação do equipamento;
  • Todo elevador, antes de ser liberado para a operação deve ser submetido ao teste de queda livre para que seja confirmada a eficiência tanto do freio cunha( carga e passageiro) quanto do freio automático de segurança (passageiro);
  • Solicitar a substituição do cabo quando este apresentar rompimento de fios, sendo mais de três fios por perna ou mais de 6 fios por passo;
  • Deve possuir sistema de segurança eletromecânica no limite superior 2 metros abaixo da viga superior da tore;
  • Seguir corretamente o plano de manutenção;
  • Os cabos de tração (devem estar sempre engraxados) e dos freios de segurança (devem estar sempre isentos de graxa) são diâmetro de 5/8’’ com alma de Fibra, construção 6×25;
  • Não exceder a capacidade de carga do elevador;
  • Acompanhar diariamente o check list de manutenção e lubrificação do equipamento.

Erros Frequentes

  • Não realização da inspeção diária pelo operador do guincho;
  • Burlar o sistema de segurança para que o elevador funcione com a cancela aberta;
  • Transportar pessoas junto com cargas;
  • Transportar pessoas em elevador de carga;
  • Anular o dispositivo de fim de curso superior para que o elevador alcance uma altura maior na torre colocando em risco a vida dos operários.

 Equipamentos de proteção: